quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Meia hora pesada


Hoje foi uma tarde pesada!
Pesada porque fiquei alguns bons minutos na fila dos Correios ouvindo pessoas com as opiniões derrotistas argumentarem sobre o caos do país em que vivem.  Fiquem com a impressão, de não habitar no mesmo planeta que eles. O clima pesado criado pelas visões pessimistas me remeteram a uma tristeza, proporcionada em parte pela minha incapacidade argumentativa, naquele momento, logo eu!! 


Certa feita fiz um juramento que não deixaria mais passar certos niilismos vomitados diariamente por quem tem preguiça de ler um texto de uma página, sendo assim, opta pela notícia ruminada do comentarista do jornal. Afinal de contas, prevalece a velha e confortável lógica: Para que pensar se já tem alguém que pensa por no meu lugar e me diz o que eu preciso saber!
Ao contrário da minha atitude acovardada de hoje, já tive momentos de fúria, quando optei por seguir meus princípios de que não deixaria passar nenhum tipo de discurso empacotado, fabricado e embalado por grandes corporações midiáticas. Como resultado, a vida se tornou mais amarga, menos amena e consequentemente adquiri até alguns “inimigos”. A cada discórdia, seguida de uma argumentação do “não é bem assim” vinha uma torção de boca do tipo “Pô lá vem esse chato arrogante com esse papo de política de novo”. 

Visto isso, penso que existem situações e situações, e que não vale a pena viver politizando quem já tem a cabeça fechada e não está disposta a pensar diferente. Porque é mais fácil viver aceitando, é mais fácil evitar o conflito pessoal, porque a grande maioria das pessoas não sabe conviver com a crítica, não aceita ser contrariado, não aceita entender que esteve ou está errado e como consequência disso tudo, acaba levando sempre para o lado pessoal. 
Só que a vida no conflito das ideias cansa, pelo fato de ser muito difícil manter o diálogo no mesmo nível de discussão. Novamente retomo o que já foi dito, a grande maioria que reproduz balbuciantemente nos bares e esquinas, não consegue sequer trocar os óculos para ver a realidade com outras lentes.

Mas acho que a vida é justamente feita disso mesmo, de discórdias, de negações do não como essência do ser, pois é justamente no não certo, que passamos a buscar a resposta. É um processo evolutivo complexo que requer força de vontade e acima de tudo, perspicácia moral para viver em busca da desconstrução das grandes verdades. São escolhas, que como tudo você pode querer ou não, mas infelizmente seu caráter e comportamento será fortemente influenciado pelas suas escolhas e ações. 

 Sidarta Gautama (c.563-483a.C), conhecido por nós simplesmente como Buda, deixou um legado imenso de conhecimentos, uma de suas frases diz muito sobre o que foi brevemente debatido: "A mente é tudo. O que você pensa você se torna".