domingo, 10 de novembro de 2013

Lauro de Brito Vianna é uma lenda que está entre nós!



Marcelo, Maurício, Lauro Vianna, Ticiano, Felipe Lima e Deivid.

Domingo dia 03/11/2013 estava eu visitando a Feira do Livro de Pelotas. As opções de compra não eram nada atrativas, entre romances, livros infantis e biografias recorri ao que julgo sempre o mais atrativo de qualquer feira de livros, os balaios de um Sebo. 

Enquanto me distraía olhando as capas, esperava que os balaios fossem desocupados, para que eu pudesse então garimpar o livro que procurava. Sem paciência pra ficar olhando livro por livro recorri ao dono da banca:

- Tens aí Boris Fausto, História do Brasil?

- Esse eu não tenho, mas tenho outro aqui... Hélio Vianna, História do Brasil.
 

Logo pedi pra ver, o nome desse autor não me era estranho. Quando peguei o livro pra ver, tratava-se de um calhamaço de 672 páginas em ótimo estado de conservação. Em meio ao barulho da banca, não consegui entender muito bem o que o vendedor me disse, apenas captei a seguinte frase: “Esse livro era do professor...”

E para a minha surpresa, quando abri a primeira página encontrei uma assinatura como o seguinte nome: Lauro B. Vianna, 1979.  Na página seguinte, um carimbo com o nome completo, data e local. 



Obviamente fiquei emocionado e comecei a folhear o livro. As páginas continham muitas anotações a lápis, com aquela letrinha miúda cursiva, característica do grande mestre. Não hesitei, nem sequer pensei se era o livro que eu procurava ou não, saquei a grana do bolso, paguei o livreiro e antes de sair ainda perguntei: Tu tens mais algum livro deste professor? E ele me disse que não, que havia recebido alguns, mas já tinham sido vendidos. 

A emoção logo se mistura com a lembrança. Eu estava com um livro que pertenceu ao professor Lauro de Brito Vianna, o maior nome do curso de História da FURG, um verdadeiro mito, que eu tive o prazer de conhecer, ser aluno, aprender e conversar muito durante dois anos. 

Mas a emoção de ter uma lembrança do grande mestre aqui comigo, ao mesmo tempo expõe o triste destino que seus familiares deram a grande biblioteca do professor. Quem conheceu e foi aluno de Lauro Vianna, sabe o quanto ele era cuidadoso com os seus livros, fichamentos, textos e apostilas. Encontrar um livro raro que pertenceu ao professor sendo vendido, por um preço de 15 reais, em um balaio de sebo na Feira do Livro da cidade vizinha é um fato minimamente curioso. 

Tão curioso que eu passei a semana inteira pensando em escrever algo sobre esse acontecimento. Mais curioso ainda, foi o fato que os colegas Chico Cougo e Felipe Nóbrega republicaram e escreveram textos sobre o professor Lauro a partir de um comentário interessantíssimo feito pelo leitor Sylvio de Alencar. 

Sabe aquelas histórias que a vida vai cruzando e tu ficas tentando entender como? É mais ou menos assim. Em agosto do ano passado, Sylvio de Alencar escreveu um comentário no meu blog, justamente no texto que eu havia escrito em homenagemao professor Lauro. Dizia Sylvio, que bateu uma vontade de procurar por um amigo de escola e digitou o nome no Google e encontrou três textos de três blogleiros falando sobre o professor Lauro. 

O comentário feito nos três textos é praticamente o mesmo, mas trás muitos detalhes da infância vivida pelos amigos em um colégio interno de Campinas, mostrando já, claramente a inclinação e a vocação para contar, criar e narrar histórias do professor Lauro de Brito Vianna.

Fico muito feliz que estejamos nós aqui, neste domingo de chuva em Rio Grande, relembrando através de posts e comentários, momentos tão bons de nossas vidas, vividos nos corredores e salas de aula do pavilhão 4 e no Centro de Convivência. 


Lauro de Brito Vianna é uma lenda que está entre nós.